Pole Dance – Mitos e Verdades

post-18

No passado, esta atividade foi limitada a casas noturnas, em que as mulheres dançavam com muita sensualidade e ousadia para seu público. Às vezes é difícil para as pessoas entenderem que agora esta atividade assume outras vertentes. Como Pole Dance fitness, onde se trabalha grupos musculares específicos. Há também o Pole Dance artístico, onde se enfatiza o lado acrobático, e é incorporado em espetáculos de circo, teatro e outros. Ainda temos o Pole Dance sensual ou erótico, que é o que se vê nos strip clubs e que visa mais o lado erótico e sensual.

 
Aqui na Oficina de Pilates praticamos Pole Dance como atividade desportiva, ou Fitness.

 
Aqui estão alguns dos mitos e as realidades que cercam a modalidade:

01. “Todo praticante de Pole Dance tem de ser magro.”

Mito: Qualquer um pode praticar Pole Dance, não há nenhuma exigência quanto estar ou não em boa forma. Curvas mais ou menos delineadas não afetam o desempenho em sala de aula. Elasticidade, força e coordenação não estão ligados ao peso.

02. “Isso é para as mulheres.”

Mito: Vin Diesel, modelo de virilidade, é praticante de Pole Fitness, assim como muitos outros homens. Portanto, o Pole não é exclusivo da mulherada. Você, homem, já tentou sustentar totalmente seu peso nos braços de forma horizontal num tubo? Fica o desafio. Para os homens, além de todos os benefícios já conhecidos, destaco a disciplina. Em breve postarei Vin Disel praticando Pole. Calma meninas!!!

03. “Pole Dance não é para qualquer um.”

Verdade: Apenas dois problemas de saúde podem inviabilizar a prática. A labirintite e problemas de coluna, como hérnias. Demais problemas podem ser superados. Aqui na Oficina de Pilates fazemos uma avaliação com um Fisioterapeuta para definir limites para cada aluno. Sugerimos também a prática combinada com o Método Pilates.

04. “Ficarei sempre com o corpo roxo”

Verdade: Sim. Infelizmente. O corpo reage com o atrito da barra na pele, causando bolsas de sangue em algumas regiões. Chega um período que estabiliza, até que você resolva fazer um novo movimento. Aí já sabe… Postamos dicas para tratar e prevenir. Vale dar uma lidinha. Veja aqui.

05. “Pole Dance emagrece.”

Verdade: O Pole Dance fortalece todos os músculos de uma só vez. O esforço de se manter equilibrado na barra faz o praticante realizar isometria de praticamente todos os músculos do corpo. Em aproximadamente 3 meses já se nota uma evolução no tônus muscular. Sem contar que cada hora de aula gasta entre 400 e 700 calorias, de acordo com a intensidade do exercício. Isso torna o Pole Dance um exercício que fortalece, usando o peso do próprio corpo, e emagrece ao mesmo tempo. Ou seja, você pode trocar duas horas entre musculação e esteira por uma hora de Pole Dance.

06. “Você tem que ir para a aula de salto alto e lingerie.”

Mito: O Pole Dance fitness não tem a exploração da sensualidade como o tradicionalmente conhecido. As aulas são praticadas com os alunos descalços. É fato que, quanto maior contato com a pele, maior será a aderência do tubo. Dessa forma, usa-se shorts e top.

Rosana Drummond.

Agora que tiramos sua dúvida, que tal agendar uma aula experimental
Maiores informações 4141.2420.