A Ponte no Pilates

 

A Ponte ou The Bridge é um dos exercícios clássicos do Método Pilates. Longe de ser um exercício banal, a sua correta execução traz diversos benefícios dentre os quais podemos citar: fortalecimento de glúteos e músculos posteriores da coxa, alongamento da parte anterior do corpo (iliopsoas e quadríceps), melhora da mobilidade da coluna e estabilidade do quadril e tronco.
Na ponte, o ganho de movimento entre as vértebras da coluna, aumenta o espaço entre elas e faz com que tenhamos uma coluna mais saudável, diminuindo as tensões e dores nas costas.
O movimento clássico é executado em decúbito dorsal, ou seja, deitado de barriga para cima, joelhos flexionados, pés apoiados no chão e braços ao lado do corpo. Parte-se de uma inspiração e durante a expiração elevamos o quadril do chão lentamente, buscando fazer um rolamento da coluna, como se retirassemos uma vértebra de cada vez do solo, mobilizando a coluna. Durante esse movimento o transverso abdominal deve ser ativado, murchando a barriga, assim como os músculos do assoalho pélvico, prendendo o xixi.


Devemos subir até onde as curvaturas normais da coluna sejam preservadas, não fazendo hiperextensão lombar. O ideal é que se faça uma inspiração, sustentando essa posição e durante a expiração retornemos ao solo devolvendo cada vértebra por vez, mobilizando a coluna novamente.
 

Infelizmente, algum alunos tendem a executar esse exercício de forma errada, mecânica, rápida, sem pensar nesses detalhes que fazem toda a diferença e trazem os reais benefícios! Por isso, para muitos a ponte é chata e pode até causar cãimbras nos membros inferiores! 

Os instrutores de Pilates precisam estar atentos à execução da ponte pelos alunos, promover a consciência corporal neles, corrigir vícios de postura como o tensionamento dos ombros, posicionamento de pés e joelhos e adequar a respiração. 

Uma vez entendido mais sobre a ponte, vamos praticá-la corretamente e evoluir com todas as muitas variações que o Pilates proporciona! 

Rosana Drummond
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates
Proprietária do estúdio Oficina de Pilates
Especialista em Fisioterapia em Uroginecologia
Atua em Fisioterapia na DTM e pós-cirúrgico em Bucomaxilofacial